Yoga apresenta aspectos que trazem melhorias para a vida de pessoas hipertensas
Yoga apresenta aspectos que trazem melhorias para a vida de pessoas hipertensas
Fonte: Escola educação
Ter hipertensão pode ser complicado para algumas pessoas, por isso separamos dicas fundamentais para quem convive com essa condição.
A hipertensão é uma doença que traz limitações à vida das pessoas. Por isso, a yoga para quem tem hipertensão é uma grande aliada para melhorias na saúde. Então confira as dicas para alcançar uma melhor qualidade de vida mesmo com hipertensão.
A ação positiva da yoga na vivência das pessoas com hipertensão
Estudos realizados identificaram que pessoas hipertensas que realizam práticas como a yoga possuem a pressão arterial mais controlada. Aqueles que adotaram a yoga em seu cotidiano apresentaram uma melhoria na frequência cardíaca.
A yoga, por ser uma prática composta por exercícios e alongamentos, desencadeia diversos fatores que são positivos para o corpo humano, como calma, maior relaxamento dos músculos em geral, regulação da circulação sanguínea, equilíbrio dos sistemas em nosso corpo, entre outros.
Mas como a Yoga ajuda a controlar a pressão arterial?
A yoga, ao ser praticada regularmente, propõe ao corpo humano uma menor produção dos níveis de cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse e que, certamente, interfere no aumento e na diminuição da pressão arterial, além disso, ao praticar yoga se tem a diminuição da atividade do sistema nervoso central.
Toda pessoa com hipertensão deve praticar yoga?
A recomendação dessa prática de exercícios se dá para todas as pessoas. Entretanto, ainda não se tem comprovado que todas as pessoas com hipertensão precisam praticá-las. Na medida em que já foram analisadas diversas pessoas com a doença melhorando, sabe-se que, para recomendar a todos com hipertensão, são necessárias pesquisas com maiores números de pessoas praticantes da yoga. Todavia, para todas as pessoas, portadoras da doença ou não, recomenda-se a prática regular de exercícios físicos.