Chandra Namaskar – A saudação a Lua

Chandra Namaskar – A saudação a Lua

 

Chandra Namaskar: o que é e como aderir à yoga
Fonte: Ecycle – Ana Nóbrega

Também conhecida como Saudação à Lua, Chandra Namaskar é uma prática da yoga que desenvolve sentimento de gratidão à Lua

Chandra Namaskar, ou Saudação à Lua, é uma sequência de posições que fazem parte da prática da yoga e são performadas em uma sequência de movimentos fluidos e leves.

A Chandra Namaskar entende a Lua como principal astro responsável pelas emoções e inteligência emocional do ser humano, e que por esse motivo é preciso saudá-lo.

Cada posição da Chandra Namaskar deve ser coordenada junto da respiração do indivíduo, inalando ao se alongar e estender, e expirando ao se dobrar, liberando energia. Os praticantes de Chandra Namaskar são encorajados a segurar as poses por um longo período de tempo, e a fluir entre uma posição e outra.

Isso faz com que a técnica seja mais calma e quieta, quando comparada a outras como as saudações ao Sol. Para entender um pouco mais sobre a Chandra Namaskar, é preciso saber o que são as saudações ao Sol, e qual a relação que essas duas práticas têm uma com a outra.

Saudação ao Sol

As saudações ao Sol são praticadas sempre ao início da aula de yoga, como forma de acordar o corpo e criar energia e calor. O nome dado para as saudações ao Sol é Surya Namaskar, e em níveis físicos, essa sequência de movimentos constrói estamina e força para obter movimentos fluidos em comunhão a uma boa respiração.

De maneira simbólica, a Surya Namaskar é uma maneira de oferecer gratidão ao Sol pela energia e a luz que ele provém para a vida na Terra.

As saudações ao Sol e à Lua estão diretamente ligadas à prática do yin yang na yoga. Enquanto o yang é o Sol e está relacionado a atividade, calor e luz, o yin é a Lua, e é receptivo, meditativo e calmo.

Assim como o yin yang, a Chandra Namaskar e a Surya Namaskar são totalmente opostos e independentes, mas complementam-se uma à outra perfeitamente. O termo da yoga usado para simbolizar essa relação é o Hatha, sendo Ha o calor e a energia ativa do Sol, e o Tha os elementos receptivos e calmos da Lua.

Para isso, existe a prática da Hatha yoga, que tem como objetivo unir esses elementos opostos, criando harmonia e equilíbrio na vida do ser humano.

Sequências de saudações a Lua

A Chandra Namaskar costuma ser praticada durante a noite, em uma yoga calma que tem o intuito de descansar o corpo e prepará-lo para um boa noite de sono. As poses calmas e meditativas ajudam o organismo a manter uma conexão forte com a respiração, para que a pessoa durma tranquilamente.

Existem diversos tipos de sequências de saudações à Lua, cada uma com sua própria característica. Não existem muitos estudos a respeito da saudação à Lua. No entanto, por ser uma prática da yoga, a Chandra Namaskar oferece uma série de benefícios pela prática de exercícios físicos fáceis e leves para pessoas que não estão tão acostumadas com atividades físicas.

Os praticantes da Chandra Namaskar pregam que ela pode ajudar a canalizar a energia lunar, que traz calma, relaxamento e qualidades criativas para vida de quem a pratica. Além disso, são exercícios fáceis e calmos para dias de muito calor, quando não se quer suar muito.
Se você tem interesse em adotar as saudações à Lua na sua prática yoga, converse com seu instrutor, ou procure cursos on-line que ofereçam o ensinamento da técnica.

Conheça o curso  de videoaulas Yoga Sol & Lua e os 5 elementos, neste curso você vai aprender as duas saudações além de conhecer os 5 elementos da natureza que também fazem partem do seu ser.

 

Para comprar e conhecer mais sobre esse curso, clique aqui.