Yoga para aliviar a dor de cabeça
Yoga para aliviar a dor de cabeça
Yoga para aliviar a dor de cabeça
Um desconforto tão incapacitante que tira o sossego, o bem-estar e atrapalha a rotina. Quem nunca teve uma dor de cabeça que não passava?
O problema, também conhecido como cefaleia, é muito comum —estima-se que cerca de 95% das pessoas terão o sintoma pelo menos uma vez na vida— e mais complexo do que costumamos imaginar.
Existem mais de 150 tipos de cefaleias que variam bastante nas causas, intensidade e sinais. Por isso, as dores de cabeça não são iguais. E, na maioria das vezes, há um subdiagnóstico, já que as pessoas não procuram ajuda médica e recorrem à automedicação.
“As cefaleias primárias são a própria doença. Já as secundárias são sintomas de variados problemas de saúde que afetam o cérebro e o corpo. E a enxaqueca, que é uma das mais conhecidas, também tem a questão genética envolvida”, explica Marcelo Ciciarelli, coordenador do departamento científico de cefaleia da ABN (Academia Brasileira de Neurologia).
Mas ninguém precisa viver com dor, mude os seus hábitos!
Algumas mudanças simples no dia a dia já fazem a diferença e reduzem as crises de dor de cabeça. “É muito importante que a pessoa diminua o ritmo e controle o estresse. Tomar cuidado com a saúde mental e as emoções costuma ser benéfico”, destaca Aline Vitali, neurologista e coordenadora do Ambulatório de Cefaleia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
Além disso, é fundamental dormir bem (cerca de 8 horas por noite) e realizar atividade física com regularidade (ao menos de três a quatro vezes por semana). Outra recomendação é evitar consumir álcool ou permanecer longos períodos sem se alimentar.
É fundamental manter um peso saudável, uma vez que a obesidade aumenta as crises. Uma forma de reduzir o desconforto é investir em autoconhecimento para reconhecer os gatilhos. E incorporar algumas atitudes no cotidiano como medidas preventivas.
( Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/dor-de-cabeca-um-incomodo-constante/)
A prática regular de yoga pode ajudar no alívio das dores de cabeça e da enxaqueca.
Pesquisas mostram consistentemente que a yoga pode ajudar com as dores de cabeça e enxaquecas, tornando-se uma excelente alternativa de tratamento sem efeitos colaterais. Isso porque a yoga é capaz de estimular o sistema nervoso e parassimpático, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, atuando de maneira restaurativa para o corpo.
Praticar yoga faz com que nos aconcheguemos no aqui e no agora e, por meio das posturas e técnicas de respiração, é possível sentir calma e alívio não apenas das dores de cabeça como em todo o corpo.
Vamos então conhecer algumas posturas que auxiliam na prevenção das crises e na diminuição da dor?
Vamos praticar!!!
No vídeo abaixo você vai aprender algumas posturas de Yoga que auxiliam na prevenção e diminuição da dor de cabeça.
Procure um lugar silencioso e confortável para realizar a sua prática e conte doze respirações em cada postura.
No final aprecie o relaxamento e o momento de pausa e autocuidado.
Paschimottanasana – Postura da pinça
Benefícios
Essa postura alonga a coluna e abre os ombros, o que alivia um pouco da tensão frequentemente associada às dores de cabeça. Além disso, as dobras para a frente ajudam a parte superior do corpo e o pescoço a relaxarem totalmente para que a cabeça descanse nas pernas sem nenhum esforço.
Vakrasana ( Postura de torção da coluna)
Benefícios
Como a dor de cabeça também pode ser de origem digestiva essa postura massageia os órgãos abdominais, ajuda a facilitar a digestão e regula a secreção de sucos digestivos.
Janurshishasana – Postura da cabeça no joelho
Benefícios
Postura que também alivia a região dos ombros e cervical, eliminando possíveis tensões nessas localidades.
Balasana – Postura da criança
Benefícios
A postura da criança é uma ótima maneira de liberar a tensão da parte superior do corpo e abrir os ombros, as costas e a coluna, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça. Além disso, apoiando a testa no chão, você está ativando pontos de pressão na testa que podem aliviar enxaquecas e dores de cabeça.
Postura da borboleta deitada
Benefícios
A postura da borboleta deitada é uma postura relaxante e restauradora. Para praticá-la você deve ter um bom apoio no tapete e estar confortável. Você pode usar essa postura no final de uma sessão de yoga, pela manhã ou à noite, para começar ou terminar o dia.
Pavanamuktasana e posturas de torção da coluna
Benefícios
Ajuda a alongar a parte interna das coxas, quadris e virilha, também ajuda a reduzir a dor lombar, aliviar o estresse e a ansiedade e ainda a melhorar o cansaço e a fadiga.
Bidalasana – Respiração do Gato
Benefícios
A respiração do gato além de aliviar as tensões na região de ombros e cervical, aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação. Isso traz mais oxigênio para o cérebro, o que pode ajudar a aliviar um pouco a dor de cabeça.
Balasana e Sasankasana – Postura da reverência e da criança
Benefícios
A postura da criança e da reverência são ótimas para liberar a tensão da parte superior do corpo e abrir os ombros, as costas e a coluna, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça. Além disso, apoiando a testa no chão, você está ativando pontos de pressão na testa que podem aliviar enxaquecas e dores de cabeça.
Shavasana
Benefícios
Quando você está em savasana, todo o seu corpo está completamente relaxado e apoiado no solo. Essa liberação pode ajudar a reduzir a enxaqueca, junto com a respiração profunda que acompanha a postura, aumentando o oxigênio para o cérebro.
Música do Canal Rodrigo Músicas Relaxantes: https://www.youtube.com/watch?v=z_4iqOkamjc&t=41s
#dordecabeça, #aliviodadordecabeça, #yogaparadordecabeça