Yoga e saúde – Desintoxicação das articulações

Yoga e saúde – Desintoxicação das articulações

SÉRIE DE PAWNAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda)

 “Pawan” significa humor, “Mukta”, significa libertar, “asana” significa postura. Pawanmuktasana é assim, um grupo de exercícios para libertar humores e gases do corpo. Esta série é simples e sem dificuldades, muito eficiente para regular aquilo que na Índia se conhece como humores: Mucosidades das vias respiratórias (Kaf), Gases corporais (Bat) e Acidez ou Bílis (Pitta). De acordo com a Ayurveda, a antiga ciência médica, estes três humores, controlam todas as funções do corpo. Qualquer irregularidade nas suas funções, produz reações negativas no metabolismo do corpo, provocando a doença. Os Gases corporais (Bat) não se referem só aos gases gástricos e intestinais, mas também aos que se formam nas articulações e provocam reações químicas inadequadas, que dão origem à rigidez e dores reumáticas. A Acidez ou bílis (Pitta) refere-se aos processos digestivos e a outras substâncias tais como o ácido úrico, que devem ser eliminados periodicamente do corpo. O excesso de ácido no organismo conduz ao mau funcionamento de certos órgãos. Com a prática de Pawanmuktasana facilita-se a eliminação dos gases corporais e acidez excessiva do corpo especialmente no que se refere às articulações. Estes exercícios são muito úteis aos convalescentes e pessoas que têm dificuldade em mover o corpo e membros. Pode-se com estas técnicas reeducar os músculos após longa imobilização. São também eficazes para aliviar todo o tipo de dores musculares. A série de exercícios Pawanmuktasana está dividida em dois grupos: “Grupo Anti-reumático “Grupo Anti-gástrico. Estes dois grupos devem praticar-se pela ordem prescrita no texto.

Grupo de exercícios Anti-reumático – “Sukshma Vyayama”

Estes exercícios beneficiam as diferentes articulações e órgãos do corpo e embora pareçam muito simples produzem um efeito subtil no praticante. Em sânscrito esta série é conhecida por “Sukshma Vyayama” que quer dizer exercício subtil. Esta série deve ser praticada antes de começar a sessão diária de asanas para assim flexibilizar as articulações e agilizar os músculos. Está de igual modo concebida para principiantes, pessoas débeis ou com problemas cardíacos, tensão alta, ou corpos demasiado rígidos para fazer outros asanas. Antes de começar a prática de Pawanmuktasana deve-se praticar Shavasana para relaxar física e mentalmente. Deitado de costas no chão, as pernas separadas ligeiramente, os braços também ligeiramente afastados do corpo, as palmas das mãos para cima.

Tente relaxar os músculos, e todas as articulações, liberte-se de todo o tipo de tensões; sinta o seu corpo; tome consciência da sua respiração. Gradualmente está a relaxar-se cada vez mais; vigie a sua respiração, sinta-a natural e espontânea, sem esforço. Comece a contar as respirações. Não reprima nenhum pensamento durante esta contagem da respiração, observe os pensamentos como um espectador, sem se envolver emocionalmente. O seu principal desejo deve ser descontrair-se. Relaxe todo o corpo e a mente. Tente esquecer-se das suas preocupações, ansiedades e problemas. Depois de alguns minutos mova lentamente os braços e as pernas e sente-se. Agora está física e mentalmente para começar Pawanmuktasana.

 

Grupo de exercícios Anti-Gástricos

Estes exercícios são de grande utilidade para eliminar os gases do estômago e intestinos. As pessoas que sofrem de prisão de ventre e indigestões obterão melhoras com estes exercícios. Esta segunda parte do Pawanmuktasana é também grande ajuda para preparar o corpo para asanas mais difíceis, de igual modo são utilizados como terapia de reabilitação para as pessoas com qualquer tipo de desordem neuromuscular, fraturas, etc. Antes de começar os exercícios, o corpo e a mente devem estar relaxados, sendo a melhor maneira praticando Shavasana e o relaxamento descrito no início da série anti-reumática.

 

 

Fonte: Vaishnava Vedanta Yoga – Pavana Muktasana ( Série de desintoxicação das articulações e canais de vitalidade do corpo e da mente)

Acesse o Canal Sandyoga no Youtube