Yoga e exercícios de respiração podem ajudar crianças com TDAH
Yoga e exercícios de respiração podem ajudar crianças com TDAH
Uma nova pesquisa da Universidade Federal de Ural (Rússia) mostrou que a prática da yoga e de exercícios de respiração tem um efeito positivo em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Os resultados revelaram que, após algumas aulas, os pequenos melhoraram a atenção, diminuíram a hiperatividade, não ficaram cansados por um longo período e puderam se envolver em atividades complexas por mais tempo.
A pesquisa, publicada na revista Biological Psychiatry, tinha como objetivo analisar o impacto dos exercícios nas funções associadas à regulação e ao controle de 16 crianças com TDAH com idades entre seis e sete anos.
Segundo os pesquisadores, para crianças com o transtorno, via de regra, a parte do cérebro responsável pela regulação da atividade cerebral – chamada de formação reticular – é deficiente. Por isso, muitas vezes elas acabam experimentando estados de hiperatividade inadequados, maior distração e exaustão, além das funções de regulação e controle sofrerem uma segunda vez.
Mais oxigênio para o cérebro
Para a pesquisa, foi utilizado um exercício especial de respiração baseado no desenvolvimento da profunda diafragmática rítmica – respiração da barriga. De acordo com os autores, esse método ajuda a fornecer melhor oxigênio ao cérebro e auxilia a formação reticular a lidar de forma mais proveitosa com seu papel. Quando ela recebe oxigênio suficiente, começa a regular melhor o estado de atividade da criança.
Além dos exercícios de respiração, também foram usadas técnicas orientadas para o corpo e atividades com estados de “tensão-relaxamento”, como é o caso da prática da yoga. Todos os treinamentos foram feitos três vezes por semana ao longo de três meses.
Benefícios da prática de yoga regular para as crianças
Os pesquisadores explicaram que o exercício tem um efeito imediado, mas também traz impacto em longo prazo. A atividade promove benefícios sobre as funções de regulação e controle em crianças com TDAH mesmo um ano após o fim da prática.
Esse impacto de longa duração é explicado pelo ato de respirar: quando a respiração correta da criança é automatizada, ela torna-se uma espécie de assistente que permite um maior e melhor fornecimento de oxigênio ao cérebro que, por sua vez, tem um efeito benéfico no comportamento e na psique dessas crianças.
Apesar de ser um estudo piloto, a análise já mostrou o quanto esse tipo de abordagem pode auxiliar os pequenos que convivem com o transtorno. Porém, mais pesquisas precisam ser feitas envolvendo esse grupo, levando em conta outros fatores importantes, como sexo, idade, gravidade do quadro e problemas concomitantes.
Fonte: Doutor Jairo Bauer, site uol
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