Yoga e caminhada podem reduzir o risco de câncer voltar e se espalhar, segundo estudo

Yoga e caminhada podem reduzir o risco de câncer voltar e se espalhar, segundo estudo

 

Fonte: G7

Uma forma suave de yoga para quem teve câncer pode ajudar a reduzir o risco de recorrência da doença nos pacientes, de acordo com uma nova pesquisa.

O estudo, que ainda não foi revisado por pares, avaliou o efeito de uma forma de ioga chamada Yoga para Sobreviventes de Câncer (Yocas) nos marcadores de inflamação no corpo associados à doença maligna.

A inflamação, tanto aguda quanto crônica, tem sido associada ao desenvolvimento e progressão do câncer, bem como à toxicidade de medicamentos anticancerígenos, afetando a sobrevivência de indivíduos que lutam contra a doença.

Caminhar meia hora por dia também pode ajudar a reduzir a fadiga em pacientes com câncer, sugere a pesquisa.

A eficácia do combate a essa inflamação usando intervenções não farmacêuticas como ioga e exercícios, no entanto, permanece desconhecida, disseram os pesquisadores, incluindo Karen Mustian, do Centro Médico da Universidade de Rochester.

Em um novo ensaio clínico, cujos resultados foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica nesta semana, os cientistas compararam os efeitos do Yocas com o placebo em marcadores de inflamação no corpo.

Os pesquisadores inscreveram mais de 500 sobreviventes de câncer no estudo e os designaram aleatoriamente para um grupo que praticava Yocas ou placebo.

O grupo Yocas praticou hatha yoga por 75 minutos por dia, duas vezes por semana, durante quatro semanas, enquanto o grupo placebo passou por um período semelhante de programa de educação em saúde com base na recomendação de sobrevivência.

Ambas as intervenções foram conduzidas por profissionais de saúde certificados, disseram os pesquisadores.

Os cientistas coletaram amostras de soro dos participantes do estudo antes e depois das intervenções e avaliaram os marcadores de inflamação.

Eles descobriram que havia sinais gerais de inflamação “significativamente menores” entre os participantes do grupo Yocas do que aqueles no grupo placebo.

Com base nas descobertas, os pesquisadores recomendam essa forma de hatha yoga para sobreviventes de câncer que têm inflamação.

Outro estudo apresentado na conferência pelos pesquisadores da Universidade de Rochester também descobriu que uma prescrição de exercícios em casa pode melhorar os resultados em pacientes com câncer.

“Os oncologistas devem considerar a prescrição de ioga Yocas para sobreviventes com inflamação, o que pode levar a uma alta carga de toxicidade crônica e aumento do risco de progressão, recorrência e segundo câncer”, observaram os cientistas em sua apresentação.