Yoga e Bruxismo

Yoga e Bruxismo

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Quando acontece durante o dia, o distúrbio pode ser chamado de briquismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 30% da população mundial e sua principal causa está relacionada à saúde mental e a problemas como estresse, ansiedade e tensão.

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

O nome bruxismo vem do período da Inquisição, uma época em que se acreditava que os que rangiam os dentes eram os que não seguiam o catolicismo e praticavam atos de bruxaria chegando ao ponto de serem denunciados pela própria família, que achava que estavam possuídos. No entanto, esse distúrbio acontece porque a maioria das pessoas não sabe lidar de uma forma eficiente com as emoções áridas que a vida apresenta, emoções reprimidas que refletem tanto nos aspectos físico, mental e emocional.

Como acabar com o bruxismo nos dentes?

Assim que começarem as desconfianças sobre a presença da doença, o primeiro passo deve ser procurar um dentista especialista no assunto. Ele é quem analisará os sinais e começará a investigar junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado.

Como a prática do Yoga pode contribuir para aliviar os sintomas do bruxismo ou até mesmo eliminá-lo?

O Yoga através de ações específicas como a execução de ásanas e respiratórios que são precursores do estado de relaxamento físico e mental, ainda conta com os benefícios intercorrentes da meditação que além de centrar o meditador em si e no momento em que está, pode pouco a pouco proporcionar um estado de maior harmonia com nós mesmos, com os outros e com as situações do cotidiano.

Participando de uma prática regular de ásanas, aquele ou aquela que tem bruxismo poderá começar a sentir uma melhora gradual que trará um sono menos agitado e uma vida em que os momentos que causam ansiedade e raiva poderão ser atenuados, independente da sequência de ásanas que seja adotada que logicamente é seguida do relaxamento, Yoga Nidra e a meditação se o professor ou professora incluí-los na aula que ministra.

No entanto, há certas posturas que podem influenciar diretamente de uma forma positiva aqueles que apertam e rangem os dentes. Dentre essas posturas temos o simhasana, a postura do leão rugindo e o matsyásana, a postura do peixe.

No primeiro ásana, o simhasana,que é relativamente fácil de praticar, a boca se abre e a língua se estende para fora  enquanto se expressa um som que assemelha a um leão que ruge. Desta forma, a articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar se alonga e na medida em que o bruxo ou a bruxa vai praticando a tensão ali retida tende a perder a força.

Posteriormente, o praticante pode executar matsyásana, a postura do peixe, que além de estimular a respiração profunda, proporciona um alivio à tensão localizada no pescoço.

Em termos de respiração, os pranayamas acalmam e centralizam a mente criando no praticante uma sensação de quietude, tudo porque a respiração e a mente integrados afetam a fisiologia do corpo. Quando a respiração é calma e profunda a mente também acompanha o mesmo padrão e, portanto, o ranger de dentes do bruxismo vai se diluindo.

Por sua vez, o Jala Neti, a limpeza das narinas com água utilizando-se o neti pote, é uma das práticas de purificação do shatkarma que ao ser aplicada por quem tem bruxismo contribui para aliviar a tensão muscular na face e tiques nervosos, o que ajuda atenuar a ansiedade e a raiva, promovendo a harmonia e o equilíbrio.

Mindfulness, a técnica da atenção plena, também é favoravelmente indicada para os bruxos e bruxas que ao tomarem consciência do corpo direcionam o fluxo respiratório com boa atenção; primeiramente, para toda a face e na sequência para a articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar. Não parando por aí, a atenção segue para todos os dentes, gengivas, a língua, todo interior da boca, retornando para as extremidades dos dentes que até podem, no momento, estarem eletricamente agitados; no entanto, ao passo que a respiração chega conscientemente até lá esse início de ranger os dentes vai pouco a pouco perdendo a intensidade. Por fim, o foco se torna novamente à articulação localizada entre o osso temporal e o maxilar contribuindo para que essa parte relaxe.

Dores de cabeça, placas interoclusais que antes eram destruídas poderão deixar de acompanhar a vida dos que padecem de bruxismo se o praticante mantiver a regularidade da prática de Yoga e também a técnica da atenção plena direcionada aos pontos de tensão como acima mencionados. E, se a bendita placa não mais apresentar sinais de destruição e marcas proeminentes, isso indicará que as ações feitas pelo praticante estão surtindo os efeitos esperados.

Fonte: Humberto Meneghin ( Blog Yoga em Voga)

No vídeo abaixo vocês poderão acompanhar as duas posturas ( Simhasana e Matsyásana) e um Pranayama ( técnica respiratória) que auxiliam a diminuir as tensões e reduzir as dores nas regiões da articulação da boca, pescoço e cabeça. Auxiliando para quem tem bruxismo e está em tratamento.

 

Inscrevam-se no Canal Sandyoga no Youtube