Terapia com Argilas/Argiloterapia
Terapia com Argilas
O poder da argila
A argila é um mineral de rochas sedimentares composta de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades. Origina-se da desagregação de rochas feldspáticas, por ataque químico (por exemplo, pela água ou pelo ácido carbônico) ou físico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.
Os egípcios, usavam a argila como componente para a mumificação. Já os gregos se serviam da argila quente para auxiliar no combate às dores reumáticas.
A argila pode ser encontrada em diferentes versões, sendo usada para tratamentos estéticos e medicinais.
Para tratamentos estéticos a argila é utilizada no rosto, corpo e couro cabeludo. No rosto são utilizadas as máscaras faciais que podem ser feitas a base de água, chás e acrescidas de óleos essenciais, dependendo de cada caso. No corpo é muito utilizada para eliminar as toxinas e reduzir a retenção de líquido e no couro cabeludo para tratamentos capilares como caspa, excesso de oleosidade e seborreia.
Tipos de argilas e seus benefícios
Argila verde – Rica em silício e alumínio, é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. Ajuda a regular a produção de sebo da pele, ajudando a fechar os poros do rosto.
Argila branca – Recomendada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são: clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, ação suavizante e cicatrizante.
Argila vermelha – Rica em óxido de ferro, cobre e silício, é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais bonitos e saudáveis. Com poder hidratante, antioxidante e regenerador, ela combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Argila rosa – é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante.
Argila cinza – Antioxidante natural, a argila cinza clareia as manchas da pele, ajuda na redução de medidas e ainda regula a seborreia capilar. Utilizada em peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante.
Argila preta – A mais nobre de todas as argilas, pode ser encontrada também como lama vulcânica, pois é retirada de profundidades superiores a 5 metros. Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele. Tem ação anti-inflamatória, antiartrítica, absorvente e antiestresse. É um excelente agente rejuvenescedor.
Argila dourada ou amarela – Rica em silício; tem ação tonificante é indicada para peles maduras e cansadas. Garante uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade da pele, assim, retardando o envelhecimento e reduzindo rugas e inflamações.
Argila marrom– Uma argila rara devida sua pureza. Eficaz contra acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido. A argila marrom também tem o poder de reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a pele a se manter firme por mais tempo.
Como aplicar a argila?
Fazendo uma pasta de argila com água ou chá e passando sobre o rosto, corpo ou couro cabeludo. Pode adicionar óleo essencial a essa mistura.
Deixar secar a máscara e depois retirar com água fria ou morna.
Vejam o vídeo sobre as argilas que eu postei no Canal Sandyoga no Youtube e conheçam um pouco mais sobre o poder das argilas para a sua saúde.