Reiki Usui

Reiki

O canalizador da Terapia Reiki como a conhecemos hoje, nasceu em 15 de agosto de 1865, numa vila próxima onde fica hoje a cidade japonesa de Nagoya. Ele teria frequentado uma Escola Budista Tendai, próxima ao Monte Kurama, que é sagrado para os budistas. De família com tradição samurai, Usui estudou profundamente medicina oriental, psicologia budista, religião, artes marciais e ervas como era a tradição cultural do seu povo na época, entre outros assuntos. Ele sabia que tinha uma missão e procurou dar um significado a ela. Teria viajado para a China e Tibete, onde certamente entrou em contato com várias técnicas da medicina tradicional chinesa e tibetana, que eram difundidas pelos centros budistas, taoístas e por mestres-monges-médicos-xamãs. Depois que a China invadiu o Tibete, centenas de tibetanos vivem hoje exilados em várias partes do mundo mas é na Índia, Nepal e na Nova Zelândia que se concentram as maiores comunidades, as quais cultivam as tradições orais e as terapias passadas de mão em mão como Reiki. De acordo com pesquisadores japoneses, Mikao Usui era missionário da religião Shinto, de origem budista, e o Monte Kurama, frequentado por ele para suas meditações, era vetado a não-budistas. Naquela época, cristãos também eram proibidos de entrar em templos Zen-budistas. Não há a possibilidade de Usui ter sido padre católico naquela época e naquele lugar. Seja qual for a história verdadeira da sua vida, o que importa é seu legado e a Terapia Reiki, atualmente em quase todos os países do mundo.

A iluminação de Mikao Usui

Dezoito séculos depois, em março de 1922, uma das meditações no Monte Kurama, que durou 21 dias, em jejum, cânticos e orações, uma forte luz branca desceu sobre ele, provocando um estalo imenso no seu cérebro, ao ponto de perder os sentidos, do mesmo jeito que aconteceu com Moisés – dos judeus. Quando acordou, viu por todos os lados as imagens dos símbolos Reiki em sânscrito e a nova modalidade da Terapia Reiki, desta vez de forma a ser transmitida para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não tinham um treinamento de monge. Tinha alcançado a iluminação. Antes disso, há livros budistas que dizem que muitos monges foram literalmente queimados pelo fogo sagrado. Aos poucos ele testou, em si e nos outros, a força energética que sentia. Passou a ensinar o que havia recebido e a iniciar pessoas — porque no Oriente toda técnica de cura requer uma iniciação, inclusive artes marciais. Quando a pessoa atinge a iluminação ela passa a acessar os bancos de dados cósmicos.

Reike
Reike

Como funciona uma sessão de Reike?

A aplicação do Reiki deve ser feita por um profissional certificado (Reikiano), podendo ser aplicada individualmente ou em grupo, de forma presencial ou à distância. Existem diversos métodos, com diferentes tempos de duração e técnicas.

O terapeuta reikianos é um condutor entre o paciente e uma energia universal intuitiva (Qi), e atua onde o paciente mais necessita. As técnicas levam em grande consideração o trabalho com os chakras (centros energéticos do corpo) e com os símbolos do Reiki, ensinados aos praticantes durante os cursos. Utilizando a imposição de mãos, a energia associada aos símbolos é transmitida para cada chakra, provocando assim uma limpeza e um reequilíbrio energético dos centros.

Durante uma sessão de aplicação, você será convidado a relaxar, fechar os olhos e elevar seu pensamento àquilo que você entende como divino e superior. Alguns pacientes são mais sensíveis e podem sentir toda a energia fluindo pelo seu corpo. Outros podem sentir nada mais do que uma sensação de relaxamento. Independente de você sentir ou não, a aplicação trará benefícios imediatos. As reações à aplicação são as mais diversas, mas é unânime a sensação de bem-estar e renovação das energias. 

Inscrevam-se no Canal Sandyoga no youtube