Primavera: 10 dicas da medicina chinesa para se manter saudável e alegre
Primavera: 10 dicas da medicina chinesa para se manter saudável e alegre
Fonte: ERIC FLOR
PERSONARE
A primavera a princípio, é considerada uma estação alegre, feliz e contagiante. No entanto, ela traz consigo dias mais longos, mais sol, renascimento de plantas e mais atividades. Por isso, pode trazer irritabilidade, momentos de maior ansiedade e crises alérgicas.
A PRIMAVERA PARA A MEDICINA CHINESA
Na medicina oriental, cada estação está relacionada a um elemento básico (terra, fogo, água, metal e madeira) e, por sua vez, com algum grupo de órgãos e vísceras.
A primavera está ligada ao elemento madeira, que rege fígado, vesícula biliar e tendões, ou seja, responsáveis pelo fluxo suave de energia e sangue pelo corpo todo. Também é uma época de movimento expansivo e crescimento, de criatividade e planejamento.
Por isso, ser uma pessoa mais ativa e passar mais tempo fora de casa podem ser ótimas maneiras de fortalecer as energias do fígado e da vesícula biliar e, assim, se manter saudável e alegre durante a primavera.
Uma das orientações para essa estação é imitar as árvores e flores que brotam e emergem. Ou seja, permitir-se germinar, crescer, florescer e alcançar objetivos maiores e melhores durante a primavera.
COMO SE MANTER SAUDÁVEL E ALEGRE
A seguir, compartilho 10 dicas para você se manter saudável e alegre durante a primavera segundo a medicina chinesa.
1. Movimente-se
O fígado precisa de movimento e você também, então saia seguramente e faça longas caminhadas, se possível na natureza, observe as mudanças que acontecem ao seu redor e convide mudanças para entrar. Desafie-se e inicie exercícios ou ioga.
2. Abra-se ao novo
Organize sua casa, o escritório, o home office e desfaça-se das coisas que você não precisa, como roupas. Doe e crie o espaço para o novo entrar. Permita que coisas novas entrem em sua vida.
3. Elimine as toxinas
Na primavera, é uma ótima época para começar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas do seu corpo, para que o seu elemento madeira possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressam seu fígado e sua vesícula: como alimentos fritos ou muito gordurosos, açúcar e farinha branca e alimentos com conservantes químicos e corantes alimentares.
4. Coma com consciência
Não coma demais. Tente comer mais devagar, saboreando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos e de coloração verde. Se quiser ajuda da astrologia, conheça aqui o curso alimentação e seu mapa astral e faça as pazes com a comida e o seu corpo.
5. Cuide dos alimentos ácidos
O sabor da primavera é o ácido. Por isso, o excesso ou a falta de alimentos ácidos, como as frutas cítricas, podem desequilibrar a energia do fígado. Assim, use-os com equilíbrio.
6. Consuma estes alimentos
Brotos, pequenas folhas verdes como salsa, coentro, cebolinha, manjericão e orégano, alho-poró, legumes, cebola, aipo, pães com farinha integral e espinafre, por exemplo, são muito bons nesse período. Além disso, chás de dente de leão e boldo também são recomendados. Você também pode experimentar saladas temperadas com limão fresco e sopa de missô.
7. Hidrate-se
Beba água diariamente, preferencialmente filtrada, em temperatura ambiente e não gaseificada. Além disso, você pode adicionar um pouco de suco de limão, folhas de hortelã, e outras ervas que nutram o fígado. Entenda aqui quanto você deve tomar de água por dia.
8. Deixe fluir os ressentimentos
Rancores, raivas, frustrações e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do fígado. Pratique o perdão através de práticas integrativas e meditações.
9. Tente algo novo
Pense no que você gostaria de tentar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente. Comece a brotar, deixe-se florescer.
10. Cuide de você
Algumas práticas terapêuticas integrativas como, por exemplo, pranic healing, acupuntura, reiki e florais são instrumentos maravilhosos nesse processo de se preparar para a primavera. Além disso, respirações e meditações (como a dos corações gêmeos) podem nos auxiliar na adaptação das mudanças de estação.