Prática de yoga proporciona benefícios cardiovasculares
Prática de yoga proporciona benefícios cardiovasculares
Fonte: Site Barra
Apesar de ser um método milenar importado da Índia, o yoga e seus ensinamentos são atemporais e continuam sendo praticados diariamente por muitas pessoas ao redor do mundo. Essa filosofia trabalha o corpo e a mente, sendo um caminho para quem busca por autoconhecimento e espiritualidade.
A atividade que reúne exercícios físicos, meditação e técnicas de respiração tem chamado a atenção da comunidade científica, que começou a realizar pesquisas para entender os benefícios que a prática pode proporcionar ao corpo humano.
Os efeitos são tamanhos que a própria Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho, com o intuito de incentivar a inclusão de atividades físicas e promover um estilo de vida saudável e sustentável que a filosofia oferece.
Há estudos, por exemplo, que relatam as vantagens cardiovasculares que o yoga pode oferecer, outros elencam os pontos positivos para a coluna, emagrecimento e suporte no combate a dores crônicas.
Os benefícios da modalidade podem ser usufruídos tanto por quem pratica, quanto para quem ensina. Atualmente, com a popularização da atividade, quem deseja saber como ser professor ou professora de yoga encontra uma ampla diversidade de cursos em diferentes regiões do país. Durante as aulas, os alunos aprendem as técnicas e também compreendem sobre os efeitos que a prática oferece.
Igualmente, para quem busca o yoga como profissão, há a possibilidade de ofertá-la como atividade aliada à saúde. Um curso de professor de yoga em Porto Alegre ou outras cidades tende a formar um profissional que também atua com foco nos benefícios físicos do exercício.
Yoga reduz riscos cardiovasculares
Bastante conhecido pelos seus benefícios à saúde mental, o yoga também proporciona vantagens ao corpo físico, oferecendo suporte ao combate de doenças. Uma pesquisa canadense indicou que essa modalidade pode ser uma aliada contra doenças que atingem o coração.
Um estudo clínico canadense conduzido com 60 pacientes hipertensos demostrou que houve uma melhora significativa na frequência cardíaca e na pressão arterial das pessoas que realizaram aulas de yoga. A pesquisa foi realizada durante três meses e a atividade foi feita cinco vezes na semana com aulas que duravam cerca de 15 minutos.
Prática de yoga pode ser aliada da coluna
Em uma aula de yoga, os alunos trabalham a respiração enquanto realizam posturas específicas. Essas posições são citadas em pesquisas como benéficas à saúde da coluna. Um estudo publicado nos Annals of Internal Medicine relacionou o yoga ao alívio de dores nas costas.
O projeto analisou 313 adultos com essa condição e uma parte do grupo praticou a atividade por um período de três meses. No fim da pesquisa, os voluntários apontaram que sentiram menos dores e perceberam uma melhora na função da coluna.
Já outra pesquisa publicada na revista Medical Science Monitor apontou que a adoção da prática pode melhorar a estabilidade postural. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também recomenda a prática do yoga em escritórios para melhorar a saúde mental e a coluna.
Um dos pontos positivos dessa modalidade é que ela pode ser feita em diferentes espaços, democratizando a prática. É possível encontrar profissionais com formação em yoga em Florianópolis, por exemplo, oferecendo aulas em locais como estúdios, academias, salões e até mesmo em ambientes ao ar livre.
Yoga e meditação reduzem dores crônicas
Além das dores nas costas, o yoga também pode proporcionar ajuda às dores crônicas. Conforme aponta um estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association, pessoas que possuem essa condição apresentaram uma melhora significativa na dor, no humor e na capacidade funcional.
Os pesquisadores orientaram os participantes sobre meditação, yoga e mindfulness por oito semanas. Após o período, 89% dos voluntários disseram que se sentiram melhor depois de praticar essas modalidades.
Yoga pode ajudar no emagrecimento
A busca pelo emagrecimento é um dos fatores que levam muitas pessoas a recorrerem à atividade física. A boa notícia é que o yoga também pode ajudar nesse processo. Um estudo publicado pelo European Journal of Preventive Cardiology, com três mil participantes, mostrou que a prática ajuda a perde peso e manter saudável a pressão arterial, da mesma forma que pedalar e caminhar rapidamente.
Outras pesquisas traçam a relação do yoga com um estilo de vida alinhado à saúde. Um levantamento publicado na National Library of Medicine mostrou que pessoas adeptas da modalidade acabam tendo uma alimentação saudável, incluindo uma menor ingestão de gordura e aumento de vegetais, legumes e frutas.
Qualidade do sono também é beneficiada com o yoga
A prática do yoga também pode ser benéfica para o sono. Conforme explica um artigo científico publicado na Revista de Saúde Coletiva, a modalidade melhora a qualidade de sono, sendo recomendada para pessoas com dificuldades para dormir.
Segundo a Universidade de São Paulo (USP), ter boas noites de sono é fundamental para o organismo realizar funções importantes, como fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. A falta de descanso pode prejudicar o funcionamento do corpo.