Prana, Nadis e Chacras – Conhecendo os caminhos e canais de energia do corpo

Prana, Nadis e Chacras – Conhecendo os caminhos e canais de energia do corpo

Prana

Prana é a energia vital que permeia todo o Universo, incluindo nós, humanos. Em sânscrito, significa “energia absoluta”; é o princípio de energia ou força, o princípio ativo da vida ou força vital. O Prana circula por toda parte do sistema nervoso, trazendo força e vitalidade.

Nadis

As Nadis são canais energéticos por onde flui a energia do corpo. Esses canais são responsáveis por produzir os centros de força conhecidos por chakras. Se fizermos uma comparação com a visão ocidental, as nadís seriam as veias e artérias e os chakras os órgãos ou glândulas.

Chacras

Prana, Nadis e Chacras – Conhecendo os caminhos e canais de energia do corpo
Prana, Nadis e Chacras – Conhecendo os caminhos e canais de energia do corpo

Chakras são centros de energia conectados ao longo da coluna, que servem para absorver a energia vital, distribuí-la pelo corpo, mente e espírito, para então liberá-la para o exterior. Eles podem se manifestar em aspectos mentais, físicos ou emocionais.

Quando praticar Yoga, procure analisar como ela está emocionalmente, fisicamente e energeticamente. Pratique o que o Yoga chama de swádhyaya, o auto estudo, a auto observação que deve estar presente durante todo o sádhana (prática de yoga).

Uma das formas do praticante fazer esse estudo é observando qual narina está mais ativa.

Nossa narina direita está relacionada à nadi pingala, canal energético de polaridade positiva; a narina esquerda está relacionada à nadi ida, canal energético de polaridade negativa.

Prana, Nadis e Chacras – Conhecendo os caminhos e canais de energia do corpo
Prana, Nadis e Chacras – Conhecendo os caminhos e canais de energia do corpo

Na foto acima, estão representadas as três nadis principais do corpo: ida, pingala e sushumna. Cada cruzamento de ida e pingala é a região de um chakra, no total 7 e ida e pingala acabam no sexto chakra, apenas o canal central, sushumna, de polaridade neutra e outras nadis secundárias chegam até o chakra coronário.

Os 7 Chacras principais:

CHAKRA BASE (MULADHARA)

O primeiro é o Chakra Base, Chakra da Terra. Ele está localizado na base da espinha e está associado aos planetas Marte e Saturno. A principal função dele é trazer vitalidade e saúde para o corpo físico, uma vez que está ligado à sobrevivência.

Quanto mais aberto e alinhado esse chakra está, mais são evidenciadas qualidades como coragem, paciência, saúde, sucesso e segurança.

Já quando ele está em desequilíbrio, pode causar problemas sexuais. Sendo que sua ausência pode gerar insegurança e medo e seu excesso pode desencadear raiva, tensão e violência.

CHAKRA UMBILICAL (SVADISTHIANA)

Já o segundo Chakra é o Umbilical, Chakra da Água. Está localizado dois dedos abaixo do umbigo e está relacionada com os planetas Lua, Vênus e Urano. Dentre suas funções, ele favorece aspectos como força, vitalidade física e reprodução.

Quando ele está equilibrado, favorece qualidades como assimilação de novas ideias, desejo, emoções, mudanças, prazer, saúde e tolerância.

Porém, se o chakra está desalinhado, podem ocorrer problemas sexuais e de bexiga. Se este chakra estiver fechado, pode gerar falta de inspiração e dificuldade nos relacionamentos; e se estiver aberto demais, pode levar a confusão, ciúmes e impotência.

CHAKRA PLEXO SOLAR E UMBILICAL (MANIPURA)

O terceiro Chakra é o Plexo Solar. Sendo esse o Chakra do Fogo, está localizado no abdômen e está associado pelo Sol, Júpiter e Marte. Esse Chakra possui importante papel na digestão, nas emoções e no metabolismo.

Quanto mais alinhado esse chakra está, mas ele contribui para o reforço de qualidades como autocontrole, autoridade, energia, humor, vontade e poder pessoal.

No entanto, se há um desequilíbrio, pode acarretar problemas estomacais e digestivos. A sua ausência pode gerar medo e o seu excesso pode desencadear ódio e raiva.

CHAKRA CARDÍACO (ANAHATA)

Também há o Chakra do Ar: Cardíaco. Localizado no coração, ele é regido por: Sol, Vênus e Mercúrio. Suas principais funções são: energizar o sangue e o corpo físico.

Quanto mais equilibrado esse chakra está, mais as qualidades de amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz são evidenciadas.

Por outro lado, quando ele está em desequilíbrio, pode causar Instabilidade emocional, problemas de coração e circulação. A ausência pode causar baixa autoestima e o excesso pode causar preocupação demasiada com os outros.

CHAKRA LARÍNGEO (VISHUDDHA)

O quinto chakra é o Laríngeo, sendo este o Chakra do Éter. Ele está localizado na garganta e é governado pelos planetas Marte, Vênus e Urano. Possui importante papel em aspectos do som, da vibração e da comunicação.

Quando em equilíbrio, ele favorece qualidades de comunicação, criatividade, conhecimento, honestidade, integração, lealdade e paz.

Já quando está em desequilíbrio, pode causar depressão, ignorância e problemas na comunicação. Se estiver fechado, pode causar dificuldade na comunicação e no receber benefícios. E estiver aberto em demasia, pode causar inquietação e ansiedade.

CHAKRA FRONTAL OU 3º OLHO (AJNA)

Já o sexto chakra, localizado entre as sobrancelhas, é o Chakra Frontal ou 3º olho. Ele é representado pelo elemento Éter e é regido pelos planetas Mercúrio, Vênus e Urano. Dentre suas funções, ele é responsável por revitalizar o sistema nervoso e a visão.

Quanto mais aberto e alinhado esse chakra está, mais são evidenciadas qualidades como concentração, devoção, intuição, imaginação, realização da alma e sabedoria.

Porém, quando em desequilíbrio, pode causar dores de cabeça, falta de concentração, problema nos olhos, pesadelos e tensão. A ausência pode causar falta de inteligência e pensamentos depressivos e o excesso pode causar estresse e desequilíbrio psíquico.

CHAKRA CORONÁRIO (SAHASRARA)

Por fim, o Chakra Coronário é o Chakra da Luz, se localiza em cima da cabeça e está relacionado com os planetas Saturno e Netuno. Suas principais funções é revitalizar o cérebro e a conexão com o Divino.

Quando está alinhado, esse chakra favorece a percepção além do tempo e espaço e a abertura da consciência para o infinito.

E quando ele está em desequilíbrio, pode provocar alienação, confusão, depressão e falta de inspiração. Com sua ausência pode haver falta de fé e com seu excesso, fanatismo religioso.

Estima-se que temos 72.000 nadis pelo corpo. As nadis são como veias do nosso corpo sutil. Enquanto pelas veias correm o sangue em nosso corpo físico denso, pelas nadis, circulam o prana, a energia vital.

Quando fazemos asanas, as posturas do yoga, um dos objetivos é fazer circular a energia por todo esse emaranhado de fios, aumentando nossa vitalidade. Os respiratórios, pranayamas, desobstruem esses canais, os mesmos que a acupuntura trabalha desobstruindo através das agulhas. Enquanto o conhecimento tantrico chama de nadis a medicina chinesa chama de meridianos por onde circula qi, a energia vital que aqui chamamos de prana.

Vamos aprofundar o conhecimento das nadis principais

NADI IDA

Ida está associada com a energia da Lua, representa o aspecto feminino da personalidade. Esse canal controla as funções do sistema nervoso parassimpático. Esse sistema acalma a mente e corpo, pois está relacionada com emoções, sentimentos e memórias. Quando a Ida se torna muito forte ou dominante, o cansaço, depressão, introversão e uma incapacidade de ver as coisas com uma perspectiva clara podem tomar lugar meio a mente.

NADI PINGALA

Pingala é associada com a energia do Sol, representando o aspecto masculino da personalidade e geralmente é representado na cor vermelha (Yang). Ele controla o sistema nervoso simpático, estimula as atividades, planejamento do corpo e da mente. É responsável pela parte lógica, racional e analítica do intelecto. Quando a Pingala é sobrecarregada devido à agitação da vida da cidade (por exemplo), podemos ter dificuldade em dormir, de concentração, também podemos ficar ansiosos, irritados e impulsivos.

NADI SUSHUMNA

É o principal canal energético no corpo humano. Circula da base da espinha até o topo da cabeça (como mostra a imagem 1) carregando a energia da Kundalini, a força evolutiva primordial interna que vem de dentro pra cima e que desperta a partir das práticas de Yoga e meditação. Sushumna apenas se abre e flui livremente quando Ida e Pingala estão balanceadas e em equilíbrio, a purificação das três nadis são extremamente importantes para a saúde do corpo e da mente.

Nadi Sodhan Pranayama

Vamos agora aprender no vídeo a fazer um Pranayama que trabalha os nadis do nosso corpo, trazendo equilíbrio para os canais de energia, se chama Nadi Sodhan.

Nadi = canal de energia sutil

Shodan = limpeza, purificação

Nadi Shodan é uma excelente técnica de respiração para acalmar e centrar a mente, trabalhando terapeuticamente na maioria dos problemas circulatórios e respiratórios, ajudando a harmonizar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, que se relacionam aos lados lógico e emocional da sua personalidade, além de ajudar a purificar e balancear os nadis, os canais de energia sutil, garantindo assim fluxo de prana (energia vital) através do corpo.

Essa técnica não tem contra-indicação.

 

Inscrevam-se no canal Sandyoga no Youtube