Mudras
Mudras
A palavra mudra significa selo e eles são considerados gestos de poder feitos com as mãos que são benéficos para a saúde física, mental e energética. Essa antiga ciência dos gestos surgiu na Índia há milhares de anos.
Realizados em conjunto com a respiração, os gestos são utilizados para canalizar e guiar o fluxo de prana (a energia vital presente no universo) para alguma área específica do cérebro, que vai agir em benefício de determinadas partes do corpo e da mente.
Os mudras são uma forma de comunicação não verbal que ativam as terminações nervosas do organismo. Há mudras que são realizados com as mãos, com a cabeça (olhos, boca e língua), contração de determinadas regiões do corpo ou com todo o corpo.
De acordo com os princípios do yoga, nosso corpo é composto pelos cinco elementos da natureza (terra, fogo, água, ar e éter) e cada um dos dedos das mãos corresponde a uma dessas forças que, quando harmonizadas, proporcionam equilíbrio em nossa saúde física, mental e energética.
- Água (dedo mínimo). Está relacionada ao paladar e ao chakra sacral. Atua nos órgãos excretores e tecidos.
- Terra (dedo anelar). Está relacionada ao olfato e conectada ao chakra básico. Atua na pele, ossos, cabelo, unhas e tendões.
- Éter (dedo médio). Está relacionado à audição e ao chakra laríngeo. Atua no sistema respiratório
- Ar (dedo indicador). Está relacionado ao tato e conectado ao chakra cardíaco. Atua no sistema nervoso
- Fogo (polegar). Está relacionado à visão e ao chakra umbilical. Atua na digestão.
Segundo a medicina ayurveda, o corpo humano é percorrido por milhares de canais de energia, chamados nadis, sendo que um grande número deles começa ou termina nas mãos. Denominados cientificamente como dutos de Bonghan, esses canais foram identificados e mapeados, confirmando a existência de uma rede formada por eles e que corresponde aos meridianos de energia.
Ao fazer o uso dos mudras, ocorre a união das extremidades destes meridianos, estabelecendo um circuito contínuo para que a energia possa fluir de forma equilibrada no corpo, eliminando bloqueios energéticos e promovendo saúde e bem-estar ao praticante.
Os chakras são canais de energia presentes em nosso corpo por onde passam os nadis ( caminhos de energia) que estão ligados aos dez dedos das mãos e se relacionam às estruturas física, emocional, mental e energética do ser humano. Desta forma, os mudras estão ligados diretamente aos chakras, uma vez que têm conexão direta com o canal de energia ao qual eles pertencem.
Os mudras funcionam como âncoras e junto com a respiração ajuda a pessoa a manter a concentração e o foco no momento presente. Promovendo equilíbrio mental e emocional, os mudras atenuam os quadros de ansiedade e estresse.
Conheça os principais Mudras
Abaixo conheça 5 mudras feitos com as mãos e os seus principais benefícios:
Vayu Mudra: controla o elemento ar e trata muitas doenças do sistema nervoso, atuando na atividade mental e na diminuição da produção excessiva de pensamentos.
Surya Mudra: “O gesto do Sol”, equilibra o elemento fogo no nosso organismo e gera muita energia no corpo. Indicado para combater a depressão.
Prana Mudra: ajuda a absorver melhor as energias e os nutrientes e ativa o cérebro. Também auxilia a visão dos olhos e fortalece o sistema imunológico.
Guiana Mudra: o mais tradicional usado na meditação, que estabiliza o elemento ar. Melhora o sono irregular, controla a parte emocional e transmite. energia para o cérebro através do redirecionamento de prana nos nervos. Excelente para combater a ansiedade.
Yoni Mudra: simbolicamente, “fecha” os órgãos dos sentidos, levando o foco mental para o meio interno, aumentando a conexão com a nossa essência, aguçando a atenção e aumentando nossa concentração.
No vídeo que postei no Canal Sandyoga do Youtube, faço a relação dos elementos com cada dedo da mão e o chacra correspondente. E vocês vão conhecer alguns mudras feitos com as mãos e quais os seus benefícios. Confiram abaixo:
Espero que vocês gostem, curtam e compartilhem!
Namastê!!!
Confiram o meu canal no youtube