Se gostamos especialmente de algo num exercício, é a sua eficácia. Balasana ou postura da criança, é um asana ideal para relaxar as costas e os ombros para se reconectar consigo própria e acalmar o sistema nervoso, de acordo com Amalia Panea, jornalista especialista em saúde e bem-estar, professora de Hatha. Yoga, Vinyasa Yoga, Yin Yoga e Facial Yoga: “ideais após uma prática intensa, como postura de recuperação entre asanas, ou no final do dia para relaxar corpo e mente”.
Para fazer esta postura corretamente, é preciso ficar de joelhos e mantê-los afastados na largura do quadril, aproximar os dedões dos pés e sentar sobre os calcanhares. Inspire e, ao expirar, arredonde as costas e baixe-se até que o peito repouse nas pernas e a testa no chão. Deixe os braços mortos para trás, com as palmas voltadas para cima, e deixe o corpo cair suavemente, sem resistência, conectando-se com a respiração.
Embora a balasana seja adequada para qualquer nível de ioga, Amalia Panea alertou que se estiver grávida é necessário fazer alguns ajustes: “é preciso separar mais as pernas para que a barriga tenha espaço suficiente na hora de executar a postura”. Manter essa postura por 3 a 5 minutos (ou mais se você se sentir confortável) acalma o sistema nervoso central e relaxa profundamente o corpo e a mente, o que pode proporcionar benefícios semelhantes a quatro horas de sono. O exercício perfeito para oferecer ao corpo uma sensação restauradora e repousante.