Dança Sagrada

Dança Sagrada

O QUE É A DANÇA SAGRADA?

A dança é usada como ferramenta para canalizar a energia de cura para os dançarinos e também para o resto do planeta. Nós não estamos apenas aprendendo dança como indivíduos, mas estamos nos unindo para criar alguma coisa a mais, em um nível emocional, mental e espiritual.
A palavra SAGRADA faz lembrar que as danças não são apenas uma atividade física, mas um envolvimento dos corpos mental e emocional que ajuda a promover um alinhamento com a terra e o espírito.

REFLEXÕES SOBRE A DANÇA SAGRADA

Todos podem dançar e se mover ao som da música. Aqueles que não acreditam nisso geralmente foram condicionados, em algum ponto de suas vidas, a acreditar que tinham “dois pés esquerdos”. A dança é a forma natural do ser humano expressar fortes emoções, portando, ou nós fomos treinados a reprimir/suprimir
nossas emoções e, assim, limitar o movimento do nosso corpo, ou fomos convencidos em tenra idade de que não podíamos dançar, pois éramos muito desajeitados etc. É meu desejo e minha proposta ajudar as pessoas a encontrar essa expressão nelas próprias e serem capazes de usá-la quando desejarem, através do meio de expressão da dança folclórica, dança que pode ser dançada por todos, tanto crianças como velhos, e que, ao expressar suas emoções através das danças possam alcançar a conexão com o resto do grupo.
Centrando e encontrando a si próprio e a consciência de grupo. Algumas vezes é difícil saber o que significa estar centrado se você não tem certeza de ter sentido isso ou não. Eu descobri que a Dança Sagrada é uma ferramenta maravilhosa para descobrir a paz interior, essa quietude estática dentro de nós mesmos quando nós estamos
nos movimentando na dança. Uma vez tendo experimentado isso, nós saberemos quando ela virá outra vez e, eventualmente, nós poderemos invocar ou induzir essa quietude quando estamos trabalhando ou mesmo viajando entre multidões barulhentas. Da nossa quietude individual para a quietude do grupo é só um pequeno passo, nosso interior sabendo que somos todos Um.

Dança Sagrada é terapia.

A Dança Sagrada pode ajudar a nos transformar naquilo que gostaríamos de ser e a conhecer quem realmente somos ao suavemente remover os bloqueios e condicionamentos que podem estar conosco há muito tempo. No apoio amoroso e compreensivo de Dança Sagrada nós podemos nos permitir sermos vulneráveis, para expressar emoções que até agora nós empurramos para o fundo de nosso interior, emoções que podem ser invocadas através das danças, que podem ser cuidadosamente escolhidas para liberar energias de alegria, de agradecimento e paz, de agressão e conflito. Ao liberar estas energias em um ambiente protegido, nós podemos começar a trabalhar nossa abertura e lidar com esses problemas. Gerar energia para ajudar o planeta. Gerar e canalizar energia para o bem do Planeta é outra proposta da Dança Sagrada. Nós podemos servir a Terra quando conscientemente criamos uma energia que possa ser usada para trazer paz, abundância, harmonia, e melhorar o conhecimento para todos e, ao fazer isso, trazer a cura e a totalidade para o Planeta. Se nós começamos do centro do círculo, nós podemos nos fortalecer expandir para fora, para o grupo e, deste ponto de força e unidade, irradiar para mais longe ainda para envolver a Terra. Celebrando as Diferenças
Depois de participar de um curso de Danças dos Bálcãs eu achei que a beleza das danças das aldeias dos Bálcãs era devido ao fato de que as pessoas haviam feito umas poucas danças a vida toda e a riqueza e a profundidade que vazava dessa experiência dava vida às danças e guiava os espíritos através delas e para elas.
Aprendendo a dançar no estilo de países e culturas diferentes, nós podemos mais facilmente sentir como eles sentem e compreendê-los melhor. Se fizermos todas as danças do mesmo modo, nós estaremos simplesmente exercitando nossos corpos; além disso, é ótimo brincar com uma dança e dançá-la de formas diferentes, mas se nós adaptarmos todas as danças ao nosso próprio estilo nós nunca sentiremos a energia das diversas culturas e diferentes
povos.

Aqueles de nós que trabalham com a dança sagrada a veem não só como uma habilidade a ser aprendida, mas também como uma ferramenta que nos coloca em contato com nossos corpos e com a energia que pode ser canalizada através da dança, para trazer saúde e totalidade para nós e para nosso planeta. Isso nos ajuda a trabalhar com a energia do grupo e a nos descobrir como indivíduos únicos e como parte de um todo maior.
A dança se torna sagrada quando ela expressa o ritmo e os movimentos da criação. A mistura de danças dinâmicas e calmas de várias culturas diferentes atrai a todos. Esperamos que traga novas qualidades para nossas vidas.

Texto extraído do livro: “Danças Circulares – Dançando o Caminho Sagrado”
De: Anna Barton
Editora: TRIOM

Inscrevam-se no canal Sandyoga no youtube