Dança Circular

Dança Circular

A dança circular sagrada foi criada por Bernhard Wosien, bailarino e coreógrafo, nascido em 1908 e falecido em 1986, que teve o interesse em viajar o mundo para conhecer as diversas manifestações de danças tradicionais, em locais distintos. Já por volta de seus sessenta anos de idade, Wosien estava visitando um vilarejo na Escócia, especificamente Findhorn, quando foi convidado a apresentar uma coletânea das danças que havia aprendido durante a sua empreitada. Foi nesse momento que, ao ensinar a dança, compreendeu que já havia encontrado o que buscava: uma dança capaz de expressar verdadeiramente os seus sentimentos. Essa dança, então, foi denominada de dança circular sagrada.

O termo “sagrado”, utilizado como adjetivo da dança, tem a função de qualificá-la em função de seus objetivos: pretende ser uma dança capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da autoestima, já que é dançada em grupo. Quando englobada pelo universo místico-religioso do movimento Nova Era, as danças circulares centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

Dança Circular
Dança Circular

No Brasil, as danças circulares sagradas entraram na década de 1980, por meio de Carlos Solano, que foi visitante da Fundação Findhorn. Solano é considerado o primeiro instrutor brasileiro desse tipo de dança, uma vez que foi o primeiro brasileiro a fazer o curso completo de danças circulares com Anna Barton, outro ícone dessa categoria de dança. 

A Dança Circular é cooperativa por natureza. Assim, nos tempos atuais, quando as pessoas estão buscando caminhos para harmonizar as diferenças, este tipo de proposta cai como uma luva por sua simplicidade e profundidade. Em roda, de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz a ancestralidade à flor da pele e conecta cores, raças, tempos e espaços, acessando outros níveis de consciência e percepção. Esta prática prepara o ser humano para uma nova etapa da humanidade, onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.

Por todas estas razões, a aplicabilidade das Danças Circulares Sagradas não tem limite. Especialmente no Brasil, ela está sendo vivida nos mais diferentes espaços de convivência: empresas, presídios, escolas, instituições, órgãos públicos, hospitais, abrigos e qualquer lugar que tenha seres humanos precisando de paz, calor humano, amor e compaixão.

Textos extraídos dos sites Brasil Escola e Dança Circular.

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