Cromoterapia e o significado das cores

Cromoterapia

A cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, é uma terapia alternativa onde se utilizam cores básicas como vermelho, laranja, amarelo, verde, azul ou violeta, para ajudar no tratamento de certas doenças.

Na cromoterapia, cada cor possui vibrações e propriedades terapêuticas específicas, que ajudam o paciente a conhecer e explorar o seu interior, influenciando o sistema nervoso, de acordo com os objetivos do tratamento.

Cromoterapia
Cromoterapia

Os benefícios das cores:

  • Alívio dos sintomas de determinada doença através de uma cor específica;
  •  Melhora do bem-estar físico e mental;
  •  Diminuição do cansaço físico;
  •  Diminuição dos transtornos do sono;
  •  Auxílio no tratamento de dores de cabeça;
  •  Estimulação do Sistema Nervoso Central.

Na cromoterapia cada cor tem a sua propriedade e indicação, sendo utilizadas nas seguintes situações:

Vermelho

O vermelho é uma cor primária com propriedades estimulantes que, quando usado convenientemente, ativa os 5 sentidos, o sistema nervoso central, o fígado e contribui para a produção saudável de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

Laranja

O laranja é uma cor que deriva da junção entre o amarelo e o vermelho e aumenta a energia dos pulmões e do estômago, auxiliando também no tratamento das náuseas. Pode aumentar a pulsação, estimular a tireoide e o crescimento dos ossos, produzindo energia que se espalha pelo corpo.

Amarelo

O amarelo é uma cor que tonifica os músculos, ativa os gânglios linfáticos e melhora o sistema digestivo, estimulando os intestinos, pâncreas e os fluidos digestivos. É considerado purificante e quando usado devidamente, ajuda a remover toxinas e parasitas do trato digestivo. Além disso, também contribui para a eliminação de imperfeições da pele e age como um purificador do sangue. A cor amarela pode ainda ajudar a melhorar estados de depressão, apatia e desânimo.

Verde

O verde é a cor mais abundante no planeta, presente na vegetação e contribui para o alivio da tensão, equilibrando o cérebro e estimulando a glândula pituitária, que controla todas as outras glândulas do corpo. É uma cor estabilizadora das disfunções crônicas e agudas, e é a mais usada para aliviar gripes e resfriados e tratar infecções.

Azul

O azul ajuda a eliminar as toxinas através da respiração, estimulando poderes intuitivos e construindo vitalidade. Além disso, alivia a irritação, coceira e a dor de afeções cutâneas, alivia a febre e a inflamação e ativa a glândula pineal.

Violeta

O violeta contribui para o controle da fome, por interferir no metabolismo, ajuda a acalmar os órgãos do organismo, relaxar os músculos, incluindo o coração, e ajuda a combater infecções. Também contribui para a purificação do sangue, e é um calmante usado em meditação, no sono e para aliviar a dor.

Inscrevam-se no canal Sandyoga no Youtube