Controle a ansiedade com a sua respiração

Controle a ansiedade com a sua respiração

Técnicas de respiração para controlar a ansiedade

 

O que é a ansiedade?

Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

A ansiedade causa sintomas como taquicardia, tontura e dor física, semelhantes aos de doenças cardiovasculares. Por isso, muitas pessoas acabam sendo hospitalizadas durante os picos do distúrbio emocional.

Como controlar a ansiedade? Seguem algumas dicas para auxiliar na diminuição da ansiedade:

  • Pratique atividades físicas;
  • Reduza o estresse diário procurando tratamentos alternativos como acupuntura, massagem, florais, homeopatia, yoga…
  • Experimente controlar a respiração com técnicas do yoga chamadas de pranayama;
  • Policie os seus pensamentos, procurando observar quando pensa de forma negativa e pessimista e tentando transformar esse pensamento em algo positivo e otimista;
  • Dê uma pausa durante o dia e tome um chá. Os chás possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.
  • Procure manter a atenção no momento presente. A respiração e a meditação são excelentes ferramentas para trazer a mente para o aqui e agora.
  • Procure ter mais disciplina e organização, pois assim conseguirá otimizar o seu tempo e aproveitar melhor os momentos.
  • Dedique um tempo para você, fazendo coisas que você gosta;
  • Trabalhe o seu autoconhecimento e seu amor-próprio;
  • Priorize o seu momento de dormir, procurando fazer coisas mais relaxantes e despreocupantes antes de dormir e tendo boas horas de sono para poder se revigorar.
Controle a ansiedade com a sua respiração
Controle a ansiedade com a sua respiração

A RESPIRAÇÃO

Depois dessas dicas vamos falar de como a respiração pode te ajudar a diminuir a ansiedade e até fazer com que você não entre em uma crise.

A função principal da respiração é suprir nosso corpo de oxigênio, executando trocas gasosas entre nosso organismo e o meio, removendo o produto gasoso (dióxido de carbono) do metabolismo celular. A troca gasosa é realizada pelos alvéolos, nos pulmões, e o ambiente.

Quais os benefícios de respirar profundamente?

  • Alívio de ansiedade e estresse.
  • Melhora do funcionamento dos intestinos e digestão.
  • Controle peso corporal.
  • Melhora qualidade do sono.

Vamos aprender a respirar?

Deite-se de barriga para cima e coloque as suas mãos em cima do seu abdômen. Você vai observar os movimentos do seu abdômen quando inspira (puxa o ar) e quando você expira (solta o ar).

Perceba que quando você inspira o seu abdômen aumenta de volume, pois o seu corpo está recebendo o ar e quando você expira o seu abdômen se retrai, pois o ar está indo embora.

Procure continuar observando o movimento do seu corpo e agora conte a sua inspiração (1,2, 3..) e expire (solte o ar) contando até 6 (1, 2, 3, 4, 5, 6…). Repita algumas vezes essa respiração.

Essa simples observação da sua respiração já te trará mais relaxamento e calma. Você pode fazer essa respiração em qualquer momento do seu dia, ao sinal de início de uma crise,  antes de dormir para pegar no sono mais rápido ou até se acordar no meio da noite com dificuldade para voltar a dormir.

Próximo passo…

Vamos deitados de barriga para cima observar os movimentos da região do peito. Coloque as mãos próximas do centro do seu peito e observe o movimento quando inspira e depois quando expira. Da mesma forma que você observou o seu abdômen. Na inspiração a região do peito se expande e na expiração a região do peito se retrai. Repita a contagem de respiração com a observação dos movimentos, inspire em 1,2,3… e expire em 1,2,3,4,5,6…. Repita algumas vezes essa respiração.

Respiração completa

Agora que você fez a observação da respiração com os movimentos do abdômen e peito, vamos observar a respiração nestas duas regiões ao mesmo tempo.

Deitado de barriga para cima, coloque a mão esquerda no abdômen e a mão direita no centro do peito. Sinta que quando você inspira as duas regiões se expandem e quando você expira as duas partes do corpo se contraem. Vamos agora para a contagem de tempo da respiração, contando até 3 para inspirar e depois contando até 6 para expirar. Repetindo algumas vezes a respiração.

Abaixo você poderá acompanhar o vídeo explicativo que postei no canal Sandyoga no Youtube.

 

 

 

Inscrevam-se no Canal Sandyoga do Youtube