Autocuidado

Autocuidado

O que é autocuidado?

O autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida. A forma de fazer isso deve estar de acordo com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Você já ouviu que o autocuidado e a autoestima andam sempre juntos? Pois é, acontece que não há como preservar o segundo, sem praticar o primeiro. A autoestima é fundamental para que confiemos nas nossas decisões, pois é a partir dela que construímos a avaliação que fazemos de nós mesmos e, para compor a autoestima, é necessário praticar o autoconhecimento.

O autoconhecimento é fundamental para entendermos por que agimos e reagimos de uma determinada forma e para reconhecermos nossas qualidades e pontos fracos. Assim, quando sabemos no que devemos melhorar e quais são as nossas potências, fica mais fácil encarar os desafios do dia-dia e entender que, na verdade, somos sim capazes de lidar com as dificuldades diárias de uma forma muito melhor do que imaginamos.

Esse exercício de se conhecer, portanto, também compõe o autocuidado, pois lhe traz confiança e te permite expandir e superar crenças limitantes como “não sou capaz” ou “não sou merecedor”.

Quando entendemos que o autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e nosso poder de tomada de decisões, entendemos também que se trata de uma forma de praticar o amor-próprio, pois – diferente do que muitos pensam – cuidar de si não é uma forma de egoísmo, e sim uma forma de se fortalecer e aumentar a nossa capacidade de ajudar ao próximo. Afinal, como ajudar o outro sem antes estarmos bem com nós mesmos?!

O autocuidado, portanto, nos proporciona maior qualidade de vida, pois fortalece nossa autoestima, nossa autoconfiança e a nossa capacidade de tomar decisões frente aos desafios da vida cotidiana. 

Vale ressaltar que a maior qualidade de vida reduz o sofrimento psíquico e o adoecimento físico, levando a redução dos gastos com saúde e aumentando a sensação de bem-estar.

Dicas para desenvolver o autocuidado

  • Alimentar-se de forma saudável, procurando ter horários estabelecidos e priorizando a qualidade invés da quantidade.
  • Procurar movimentar o seu corpo, fazendo atividades físicas que lhe deem prazer.
  • Aproxime-se das pessoas e não se isole socialmente. Mesmo num momento como estamos de pandemia, podemos manter a prática de um telefonema diário para alguém querido. Aqui também cabe o exercício de aumentar a tolerância às pessoas que são diferentes de nós. É muito bom ficar sozinho, mas o ser humano é um ser social e socializar de maneira saudável pode ser agradável e divertido, além de ajudar na prevenção à saúde e nos manter nos ajudar no crescimento pessoal;
  • Planeje-se e crie uma disciplina diária.
  • Cultive a sua espiritualidade. Seja através da religião, da prática de yoga, meditação, ou qualquer atividade que cultive um encontro com si mesmo ou com algo maior, cultivar a espiritualidade tem uma grande influência no seu bem estar geral e na prevenção à saúde. Desde a década de 1970, a Organização Mundial de Saúde reconhece o bem-estar espiritual como uma dimensão importante para o equilíbrio do indivíduo;
  • Procure estar próximo à natureza, sempre que possível. Diversos estudos têm comprovado os benefícios do contato com a natureza para o nosso bem-estar. À essa prática tem se dado o nome de “earthing” ou “grounding”, mostrando que o contato com a natureza auxilia no relaxamento e redução de estresse, além de estar associado à melhoria da qualidade do sono e cura de processos inflamatórios.
Autocuidado
Autocuidado

Como colocar o autocuidado em prática

O que eu realmente preciso para ficar bem no dia-dia?

A resposta dessa pergunta envolverá o exercício do autoconhecimento e uma mudança de mentalidade, antes da transformação no comportamento. A dica é separar um tempo para a reflexão. Pense na sua rotina e o quanto ela cumpre os seus objetivos e desejos. Coloque na balança: o que te impede de atingir os seus objetivos e como você tem utilizado o seu tempo. Há tempo no seu dia para você exercer, de alguma forma, o autocuidado? Você está disposto a renunciar a algo?

Mudar os hábitos de vida não é uma tarefa fácil. Exige força de vontade e determinação. Por isso, entenda que você não vai conseguir e não precisar colocar tudo que deseja em prática da noite para o dia. Uma sugestão é escrever uma lista com tudo que deseja fazer em uma ordem de prioridade e aí seguir um passo de cada vez.

Abaixo vocês podem acompanhar um vídeo sobre boas práticas ao acordar. Criando uma rotina ao acordar, praticando a gratidão, fazendo uma pequena prática de yoga com uma meditação com palavras positivas para iniciar o seu dia  e para que ele tenha harmonia e paz.

Fonte: Psiquiatria Paulista

Namastê!

Inscrevam-se no canal Sandyoga