4 exercícios fáceis para aliviar a dor no período menstrual
4 exercícios fáceis para aliviar a dor no período menstrual
Fonte: R7
A tensão pré-menstrual pode ser um momento difícil na vida de toda mulher: estresse, insônia e aumento da ansiedade são alguns dos sintomas mais comuns. Mas, como as cólicas são as responsáveis pelas maiores sensações de mal-estar no período menstrual, praticar exercícios físicos para aliviar a dor é uma ótima estratégia.
Intensidade reduzida e facilidade: Yoga pode ser aliado
É comum associar o yoga com a prática de posturas difíceis e que parecem impossíveis de serem feitas. Porém, alguns exercícios simples dessa atividade milenar de autocuidado podem ser incorporados à sua rotina pré-menstrual para reduzir as dores das cólicas.
Os exercícios são feitos com o auxílio de um tapete para yoga ou colchonete de academia. Veja a seguir alguns asanas (posturas) simples:
Postura da cobra – Bhujangasana
Para fazer a postura da cobra, deite-se de barriga para baixo no tapete e deixe as pernas alongadas, com o peito do pé tocando o tapete.
Em seguida, posicione as duas mãos ao lado do peito, abaixo da linha dos ombros, inspire e levante-se. Mantenha as palmas das mãos bem abertas e contraia a região do glúteo e das coxas para maior estabilidade.
Mantenha o queixo para cima, lembre-se de respirar e se mantenha nessa postura por 20 a 30 segundos.
Postura da ponte – Setu Bandha Sarvangasana
Considerada uma postura para iniciantes, a ponte é simples de ser feita. Para essa posição, basta deitar-se de barriga para cima e manter os joelhos dobrados. Em seguida, afaste os pés na largura do quadril.
Para iniciar a postura, inspire e eleve o quadril de maneira lenta e controlada. Entrelace os dedos das mãos e movimente os braços em direção aos pés. Com os pés fixados no chão, mantenha um ciclo de 5 a 6 respirações nessa postura. Desça lentamente o quadril para o tapete após finalizar.
Postura da borboleta – Baddha Konasana
Sente-se com a coluna ereta e junte as plantas dos dois pés à frente do corpo. Alongue os braços e mantenha as mãos segurando os pés. Mantenha a postura ereta por algumas respirações.
Postura da cabeça ao joelho – Janu Sirsasana
Essa postura é ótima para alongamentos e, para fazê-la, basta sentar-se com a coluna ereta e esticar as pernas à frente. Logo após, flexione uma das pernas, apoie a planta do pé na coxa da perna – que deve se manter reta – em seguida, basta descer as mãos até onde seu corpo conseguir.